Jacintho Luiz Caetano (1900 – 1986), um cidadão maricaense, de origens humilde que cresceu junto à sua terra. Filho de Caetano Gonçalves e Amélia Leopoldina do Amparo, nasceu no dia 15 de agosto, dia de nossa senhora do Amparo. Padroeira de Maricá. Por devoção a santa, batizou a empresa com seu nome. Homem empreendedor e de forte visão progressista. Desde muito novo, Jacintho conhecia o valor do trabalho. Acompanhava seu pai na lavoura e no pequeno comércio ambulante. Além disso, Jacintho auxiliava sua mãe na venda de doces artesanais. Aos 12 anos, juntando moedas, conseguiu comprar um cavalo. Aos 17 já possuía uma pequena tropa, na qual levava produtos como camarões, peixes, carvão, entre outros, para vender fora do município, e na volta trazia para Maricá bens de consumo que a cidade precisava. Aos 18 anos, abriu seu primeiro negócio, o armazém Espirito Santo, um comércio de secos e molhados. Logo depois, um mercado ambulante de carvão. Com suas economias começou comprando pequenas áreas de terra que iam se somando cada vez mais, até chegar ao bem-sucedido negócio de hoje.
Jacintho Luiz Caetano participou de várias atividades em prol de Maricá. Na década de 50 engajou-se na luta contra o surto da Malária. Ajudou e presenteou amigos, empregados, necessitados, entidades assistenciais e, até entidades públicas com inúmeras doações de terrenos, entre eles estão a doação do terreno do posto de saúde Dr. Ildefonso Gonçalves e o posto de São José do Imbassaí. Doou materiais para construção de hospitais, escolas e casas. Também cuidava da manutenção e construção de todos os telhados de todas as igrejas e capelas de Maricá. Não era apenas um comerciante de caráter íntegro, sagaz e obstinado, era também, o cidadão amigo, compreensivo e solidário. Não media sacrifícios para doar o que fosse necessário. Na educação, atuou ativamente com a doação de um terreno, em 1953, para a Fundação Anchieta, hoje, Fundação Leão XIII, restaurou construções e ajudou na criação de outras instituições de ensino.
Jacintho Luiz Caetano foi um homem que amou sua cidade como poucos. Dedicou-se ao seu progresso incansavelmente e fincou raízes nessa terra, deixando marcas profundas de sua passagem. Foram muitas as atividades de comércio e transporte administrado por ele, e nenhuma delas levou seu nome. Seu primeiro grande negócio foi o armazém Espirito Santo e sua última obra foi a fundação da empresa Viação Nossa Senhora do Amparo.
Instituto Jacintho Luiz Caetano é a continuação do seu legado, a continuação de uma linda e inspiradora história de conquistas, realizações, amor ao próximo e acima de tudo, respeito e humildade. Queremos levar para geração futura o exemplo desse grande homem. Que a história de vida dele, inspire a todos nós a andarmos pelo caminho do bem, da dignidade, da honra, e do respeito. Que ele seja para nós um grande exemplo a seguir.
Jacintho Luiz Caetano é a estrela guia do Instituto que leva seu nome.
Baseado nisso o Instituto JLC é presidido de forma séria e comprometida, visando a qualidade do ensino e excelência de sua chancela.
Clique no botão ao lado para ir para página dos cursos, aproveite e faça sua inscrição
Viva da sua paixão! Cursos do básico ao avançado para alavancar sua carreira profissional!